
Ok, eu sei que tratados polissêmicos estão sendo feitos assim como leis que defendem igualde de gênero, descriminalização do aborto etc...Gostaria de propor então o meu projeto de lei, especialmente nesta época que é a época mais propícia para apresentar projetos de lei: Uma lei pela inclusão de pijamas como “outfit” socialmente aceitável nas ruas (supermercados, lojas, restaurantes, etc.). Sim, eu sei que não existe nenhuma lei que proíbe o uso dos coitadinhos nas relações cotidianas, mas existem costumes que são mais poderosos que as leis. Segundo Aristóteles, as leis mais brilhantes seriam aquelas que fossem apoiadas em costumes (Aristóteles iria votar contra minha lei, com certeza) e todo mundo sabe – pelo menos eu sei- que quando você decide sair de casa e não quer se arrumar essa sociedade tão apegada a costumes poderosos te condena de alguma maneira, seja por olhares tortos ou por músicas como “olha ai o cara estranho que chegou”.
Pensemos nos benefícios pontuais ou paliativos que uma lei
como esta iriam trazer para nossa sociedade – eu acho que só o fato de não ter
que escolher “modelitos” antes de sair de casa já responderia a questões como
estas, mas levando em consideração o nossa câmera de deputados (conservadora),
penso que é necessário levantar questões econômicas e sociais-. 1: A mesma roupa que você usa para dormir
será a mesma que você pode usar para ir em reuniões sociais, logo não
precisaria gastar o seu dinheiro se preocupando por qual sapato combinaria com
sua bolsa (todo mundo sabe que com pijamas o único sapato que combina é pantufa
e não há bolsa que combine com pantufas, então, adeus bolsas). 2: A
desigualdade social seria menos visível (todo mundo também sabe que pijamas não
exibem logotipo de marcas caras, logo
ninguém iria ter a necessidade de ostentar (vejo uma mistura de beneficio
social e econômico aqui)). 3: O crescimento de pequenos investidores da área de
confecção de pijamas iria crescer como mínimo 50% ( todo mundo sabe como é
importante o crescimento das pequenas empresas para o país). 4: Uma sociedade
que veste pijamas e pantufas na rua, obviamente é uma sociedade feita de
cidadãos felizes (todo mundo sabe como é importante a felicidade dos cidadãos
de um país.).
Diante destes benefícios, é obvio que ocorreram represálias por
parte de algumas bancadas conservadoras tais como: “As pessoas vão começar
andar de pijamas nas ruas e logo depois vão querer sair pelados, não se pode
apoiar tal libertinagem”. Ora bolas, eu
acredito que uma lei que torne regular o uso de pijamas nas ruas vai trazer
tanta liberdade de escolha para as pessoas que ninguém se verá na obrigação de
querer vestir pijamas ou de andar pelados só para fazer protestos, como
aconteceu dias atrás num culto religioso onde dois adeptos a esta lei se
apresentaram com pijama (pasmem) de oncinha e ameaçaram tirar a roupa caso “pijamofobia”
não parasse.
Vamos esquecer de Aristóteles e de bancadas que prezam os
costumes na criação e regulamentação de leis e lutemos pelo nosso direito de
nos relacionar com a roupa que quisermos e não fazer isso às escondidas, na
nossa casa ou no nosso quarto, vamos às ruas andar orgulhosamente de pijamas.